Parceria para empresas de arquitetura e engenharia

Projeto de arquitetura BIM

Prefere ouvir o conteúdo?

logomarca-arquiteto-bim-revit-alexandre-barone
logomarca arquiteto Alexandre Barone.


Como o meu Projeto de arquitetura BIM é a solução para você? Como chegar à maturidade BIM desejável para que você possa agarrar está oportunidade? Que caminho você deve traçar e seguir para conseguir participar de um Projeto de arquitetura em BIM pra valer? 

A sua participação no meu Projeto de arquitetura BIM é a solução para todas estas questões que ofereço para você. Um caminho que tem início no BIM3nacional e chega no Consórcio B|3, meu modelo de negócio, com o objetivo de adequar a sua empresa de arquitetura e engenharia a uma nova forma de dialogar com o contratante, frente a realidade que o BIM traz. Um caminho para você arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações compreender como seu negócio deverá ser conduzido com relação a essa nova metodologia, o BIM. Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados. 

Ainda há no Brasil grande desconhecimento sobre os conceitos da metodologia BIM e suas aplicações práticas. E buscando ampliar o acesso a você, desse novo conteúdo, estou aqui para divulgar o meu trabalho com a metodologia BIM, mas, principalmente, propor uma parceria a você projetista no meu Projeto de arquitetura BIM.

Estamos vivendo neste início do século XXI uma nova realidade na construção civil a metodologia BIM, que é resultado do momento histórico em que a tecnologia da informação se tornou o cerne e o caminho natural para aumentar a competitividade dos setores industriais. O BIM é um processo de projeto digital inovador e pode causar um efeito sobre nós arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações que costumo chamar de Efeito ICEBERG.

A metodologia BIM traz agilidade na tomada de decisões sobre o planejamento e a construção de um empreendimento com comunicação de dados precisa conectada e em tempo real. Na proposta metodológica do BIM não há espaço para bolhas de informações isoladas, mas a colaboração efetiva de todos nós, projetistas desde o início do Projeto de arquitetura BIM do empreendimento. O que pode se tornar um dos maiores desafios para nós projetistas. Ainda assim, isso garante que o tempo até então desperdiçado no processo de projeto tradicional passa a ser digerido com mais agilidade reduzindo retrabalhos.

logomarca-projeto-arquitetura-do-arquiteto-bim-revit-alexandre-barone
logomarca do projeto arquitetônico de Alexandre Barone.

Como o meu Projeto de arquitetura BIM é a solução?

Com o crescente de organizações governamentais e comerciais exigindo seus projetos de arquitetura em BIM, os contratantes ficarão mais exigentes por resultados, como a transparência a menor incidência de erros, benefícios evidentes e claros que o BIM proporciona. Portanto, a Estratégia BIM BR deve ser, de fato, considerada por todos nós - as empresas de arquitetura e engenharia - devido aos seus impactos na produtividade, na redução de custos, no controle sobre o processo produtivo, na customização da produção, dentre outros, que apontam para uma transformação profunda em todos os setores da construção civil.

Queiramos ou não, estamos inseridos, na Agenda da Indústria 4.0 e que diante das mudanças que o mercado da construção civil nos impõe, sua participação no meu Projeto de arquitetura BIM é a solução que ofereço para você, com esta Proposta de parceria. Mas, você pode estar se perguntando, como chegar à maturidade BIM desejável para que eu possa agarrar está oportunidade? Que caminho devo traçar e seguir para conseguir participar de um Projeto de arquitetura em BIM pra valer?

Projeto Integrado, meu Projeto de arquitetura BIM:

Assim, estratégias para adoção do BIM são essenciais e devem ser formuladas a partir de formas mais eficientes de gestão de projetos de arquitetura. Vamos, portanto agora conhecer o BIM3nacional, minha consultoria de implementação do BIM, resposta para que você, arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnicos em edificações, agarrem está oportunidade! Mudanças sempre encontram dificuldades de aplicação no seu início.

O Projeto de arquitetura BIM é um serviço do meu escopo de trabalho que ofereço a você, como uma oportunidade de evoluir, para o BIM. Porque adotando os princípios e procedimentos que atendem essa metodologia, tais como: o detalhamento das características dos elementos do projeto, a colaboração entre os responsáveis das disciplinas, a melhoria da produtividade e da qualidade de seus projetos, levará a todo o ciclo de vida e todos os envolvidos, conseguirem manter um fluxo contínuo e consistente de dados. Resultando na redução dos custos de produção da sua empresa de arquitetura e engenharia.

O que você ganha com a oportunidade de participação no meu Projeto de arquitetura BIM:

1. O Projeto de arquitetura BIM visa, adequar, você, a Estratégia BIM BR.

Por meio do BIM3nacional a minha consultoria de implementação do BIM. Você ganha aprendendo a trabalhar com a metodologia BIM, tornando-se parceiro no meu Projeto de arquitetura BIM. O BIM3nacional propõe uma visão holística de ações conectadas, definidas no meu trabalho com a metodologia, que servem de critérios para avaliar a sua estrutura organizacional e planejar ações estratégicas para sua capacitação e qualificação a parceiro do meu Projeto de arquitetura BIM.

2. Outra oportunidade é que você fará parte do meu modelo de negócio.

Sim, porque o Projeto de arquitetura BIM é produto do meu modelo de negócio, o Consórcio B|3, que promove parcerias com outros arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações e, também estimula o uso de tecnologias relacionadas com o BIM não só de digitalização dos componentes de um modelo virtual da construção, mas também para melhorar a práxis arquitetônica, ou seja, para gerar a forma arquitetônica, com o objetivo de adequar, as empresas de arquitetura e engenharia do consórcio, a uma nova forma de produzir, comercializar, monetizar e dialogar com o contratante, frente a realidade que o BIM traz, priorizando o aumento da nossa competitividade e a compreensão das demandas do novo mercado de trabalho.

No modelo de negócio, Consórcio B|3, dois elementos são indispensáveis para compreender, a experiência de colaboração que esse modelo de negócio proporciona, para impulsionar os negócios das empresas de arquitetura e engenharia participantes; a Inovação e a Parceria. O caminho para sermos competitivos de forma sustentável, a inovação é o principal elemento para a busca de soluções de crescimento sustentável. Já, para a parceria é fundamental a prática do processo de inovação aberta, ou seja, os participantes do Consórcio B|3, além de realizarem o meu Projeto de arquitetura BIM, buscam para ele as melhores soluções colaborativas para maior celeridade, impulsionando os nossos negócios. Assim, essa experiência de colaboração proporcionada, pelo Consórcio B|3, tem efeito transformador: a busca por eficiência, pela inteligência e por sustentabilidade, trará a todos nós arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações a oportunidade de construirmos relacionamentos e soluções consistentes para o futuro dos nossos negócios. Será uma forma de você migrar para a metodologia BIM, na prática, coisa que se faz urgente!

O modelo de negócio, Consórcio B|3 tem como objetivo gerar resultados, a partir da colaboração, entre a Alexandre Barone arquitetura, com empresas parceiras externas de arquitetura e engenharia. Gerando valor, ao consórcio, por meio do compartilhamento de conhecimentos, onde em tal dinâmica, todos adquirem novos conhecimentos, proporcionados pela colaboração. O que é fundamental para qualquer negócio se manter competitivo.

Mas o produto do Consórcio B|3, o meu Projeto de arquitetura BIM, precisa ser contextualizado tanto na gestão de Projetos tradicional, como na gestão de Projeto em BIM.

1. Gestão de projetos tradicional.

Então vamos lá, os projetos e o seu gerenciamento são executados em um contexto mais amplo. Assim, vou trazer uma compreensão da Gestão de projetos tradicional que é fundamental no meu Projeto de arquitetura BIM. Um Projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico, já o Gerenciamento pode ser aplicado a um projeto para construir uma edificação. Neste exemplo: Dentro do gerenciamento do projeto de construção de uma edificação, a atividade técnica do arquiteto deverá ser realizada em que fase do projeto da construção? Visto que o projeto de design da edificação do arquiteto terá sua própria série de fases, desde o desenvolvimento conceitual, passando pela definição até o encerramento. O arquiteto poderá ainda tratar o projeto de design da edificação e o apoio à construção como projetos distintos, cada um com suas próprias séries de fases. Assim é preciso convencionar design da edificação ao que os arquitetos, tradicionalmente, entendem por Projeto. E adotar Projeto, para identificar um processo único para atingir o objetivo, e a correta identificação da série de fases que cada projeto constituir.

2. Gestão BIM.

E por fim, com relação a gestão BIM podemos destacar, das mudanças que o projeto de arquitetura BIM traz, que a capacidade de simulação do modelo virtual da construção possibilita ao projeto de arquitetura estar muito mais coeso e desenvolvido, nas etapas iniciais, quando o seu impacto é maior e o custo das alterações de projeto de arquitetura é menor. Isto irá implicar em alterações nos modelos de contrato a serem utilizados, e muitas vezes na própria reorganização dos processos de negócio envolvidos.

Portanto, apresento algumas considerações a respeito do meu Projeto de arquitetura BIM. É uma modalidade de contratação que o cliente faz separadamente do contrato da execução da obra; o meu Projeto de arquitetura BIM é um desenvolvimento completo do design da edificação, coordenado e compatibilizado, a partir de uma coleção de atividades técnicas complementares a atuação do arquiteto, no seu papel de autor da concepção e coordenador da equipe multidisciplinar definida por ele.

logomarca-meu-trabalho-metodologia-bim-projeto-arquitetura-do-arquiteto-revit-alexandre-barone
logomarca meu trabalho metodologia BIM.

É importante destacar que o meu Projeto de arquitetura BIM produto do consórcio B|3, está em conformidade com a Estratégia BIM BR por isso busca minimizar os efeitos do uso de um sistema proprietário BIM específico, que pressupõe que todos arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações da equipe multidisciplinar do projeto de arquitetura utilizem esse sistema proprietário como único, como também, incentivar estruturas organizacionais abertas, como o OpenBIM. A adoção por uma ou outra estrutura organizacional de troca de informações, aberta ou proprietária, será uma decisão que envolverá o porte e a complexidade do projeto de arquitetura BIM, a escolha da equipe disponível, entre outras especificações documentadas e previstas no Plano de Execução do meu Projeto de arquitetura BIM, que irá garantir a todas as partes o sucesso no fluxo de trabalho.

Conclusão.

Finalizada a contextualização em relação a gestão de projetos tradicional e a gestão BIM, o meu Projeto de arquitetura BIM é definido como um serviço constituído de elaboração da concepção arquitetônica, a coordenação do seu desenvolvimento em gestão BIM de construções novas ou reformas, para: escolas, hospitais, residências, ginásios esportivos, auditórios, centros administrativos ou de convenções, galpões industriais ou comerciais, passarelas, átrios entre outros. 

1. Quem pode participar do meu Projeto de arquitetura BIM?

Os profissionais habilitados devidamente registrados e ativos nos seus conselhos federais, portanto, arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações. 

2. Como podem participar esses profissionais do meu Projeto de arquitetura BIM?

Estes profissionais participam por meio de sua pessoa jurídica no Consórcio B|3 – Consórcio de empresas de projeto de arquitetura BIM, coordenado pelo arquiteto Alexandre Barone. No Consórcio B|3, você participa, como agente da equipe complementar da concepção arquitetônica desenvolvida pelo arquiteto Alexandre Barone ou como colaborador das empresas parceiras. Seja como for, a sua forma de participação, todos passam pelas ações conectadas para estruturação; capacitação e qualificação a parceiro, previstas no BIM3nacional, a minha consultoria de implementação do BIM. 

Sua opinião é muito importante para nós! Cada ideia ou sugestão ajuda a melhorar nossos projetos. Entre em contato com o arquiteto Alexandre Barone e compartilhe suas ideias. Juntos, podemos criar algo incrível!

Postagem Anterior Próxima Postagem