Image by Stephan Schmid
siga o Consórcio B|3 nas redes sociais
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

O que o BIM tem a ver comigo arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações?


Você precisa compreender que, à medida que as obras do setor público forem adotando o BIM em suas etapas de Projeto, a partir de 2012, o mercado de forma geral sofrerá mudanças que acabarão incidindo também nas obras particulares. O que acarreta em impactos sobre a competitividade das empresas de arquitetura e engenharia, como por exemplo a exigência por serviços mais rápidos, e isto, exigerá de você maior eficiência. O BIM consiste de uma metodologia que institui na sua empresa:

  1. o detalhamento das características dos elementos (dados) de um projeto.
  2. uma colaboração eficaz entre os responsáveis de desenvolvimento das disciplinas.
  3. a melhoria da produtividade.
  4. a melhora da qualidade de seus projetos.ajuda a conquistar novos negócios.




Que caminho eu arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações devo traçar e seguir para conseguir participar de um Projeto de arquitetura em BIM pra valer?


O Projeto BIM, da Alexandre Barone Arquitetura é a solução que ofereço para você. Um caminho que tem início no BIM3nacional e chega no Consórcio B|3, meu modelo de negócio, com o objetivo de adequar a sua empresa de arquitetura e engenharia a uma nova forma de dialogar com o contratante, frente a realidade que o BIM traz. Um caminho para você arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações compreender como seu negócio deverá ser conduzido com relação a essa nova metodologia, o BIM.




Por que é importante conhecer o BIM3nacional?


O BIM3nacional é minha consultoria de implementação do BIM, com o objetivo de atender um nível de maturidade suficiente, para as exigências do Projeto de arquitetura BIM, acontecer. Alguns aspectos que você precisa conhecer do BIM3nacional: 1. Defende e promove as diretrizes do governo federal de disseminação da metodologia BIM. Temos em comum os objetivos: difundir o BIM e seus benefícios; estimular capacitação em BIM; incentivar os padrões neutros de interoperabilidade. 2. Define processos e metas específicas de acordo com as novas atribuições exigidas pela gestão BIM. 3. Sua inovação está em definir ações conectadas que além de serem utilizadas como critérios na promoção de parcerias, também são reunidas em estágios com objetivos a serem alcançados em determinados prazos para que você consiga em até 12 meses concluir sua implementação e estar apto a participar do Consórcio B|3.




Por que devo fazer minha obra em BIM?


Benefícios da utilização do BIM para os proprietários:

  • redução parcial ou total dos atrasos na duração da sua obra.
  • redução do desperdício de materiais.
  • sem aditivos e excedentes de custos em função da metodologia orferecer orçamentos transparêntes e precisos.




Como é o BIM3nacional?


BIM3nacional – Consultoria compartilhada de implementação do BIM é um método que cria oportunidades para você arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações definir suas metas e como alcança-las, para obter os resultados que busca com a metodologia BIM.

A Consultoria ensina e orienta um caminho para você fazer seu primeiro Projeto BIM por meio de três estágios agrupados em dois momentos sequenciais e complementares:

1. O Compartilhado: compreende dois estágios acumulativos:

a. Estágio Projeto-Piloto | Jornada no BIM. (generalista para arquitetos e engenheiros) e o

b. Estágio Projeto-Piloto | Executivo AEC BIM. (Programação especifica para quem é Arquiteto e outra Programação específica para quem é Engenheiro)

2. Sua empresa: compreende o último estágio do Programa: Estágio Projeto-Piloto | Primeiro Projeto BIM. Como funciona o Estágio: Projeto-Piloto |Primeiro Projeto BIM: Neste Projeto-Piloto será considerado um projeto real já executado, adequado pelo consultor, para o participante aplicar a metodologia BIM construída nos estágios anteriores pelos próximos 6 meses, ou seja, em 480horas, as condições deverão ser acertadas antes da contratação.




Explique o momento Compartilhado?


O funcionamento dos Estágios: Projeto-Piloto |Jornada no BIM e Projeto-Piloto |Executivo AEC BIM tem duração de 6 meses. Neles são considerados fatores técnicos e fatores sociais para a promoção da mudança de atitude mental do projetista, o ensino da metodologia BIM e a elaboração de um Plano de Execução de Projeto BIM.




Qual é a duração do momento Compartilhado?


Os Estágios terão suas cargas horárias, respectivamente, de 96 horas de reuniões por videoconferência, cada um + 16 horas de acompanhamento, para cada estágio, para o desenvolvimento de um projeto-piloto.




Explique o momento Sua Empresa?


N momento Sua empresa compreende o último estágio do BIM3nacional




Como funicona e qual é a duração do momento Sua Empresa?


Neste momento será considerado um projeto real já executado, adequado pelo consultor, para o participante aplicar a metodologia BIM construída nos estágios anteriores pelos próximos 6 meses, ou seja, em 480horas, as condições deverão ser acertadas antes da contratação.





Entre em contato para

agendar uma reunião

WhatsApp_Logo_1-R01.png