top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlexandre Barone

Boas Práticas | Guias BIM sua contribuição para as empresas de Projeto

Atualizado: 12 de out. de 2021

Hoje, apresento o resumo do artigo, sobre os principais conceitos BIM e boas práticas sobre o processo de Projeto BIM para que os arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações trabalhem sobre os mesmos conceitos e possam estabelecer relacionamentos claros, evitando-se conflitos de interpretação sobre o processo de Projeto BIM, no Consórcio B|3, meu modelo de negócio.

A mudança para o BIM exige uma mudança da cultura da organização, da forma tradicional com que se projeta e se constrói no Brasil. Isso requer atenção e preparo, pois mudanças sempre encontram dificuldades de aplicação no seu início, exigindo investimentos em pessoal e infraestrutura. Se você tem interesse em saber como sua empresa de arquitetura e engenharia deverá ser conduzido com a metodologia BIM para não ficar de fora do mercado, então, não saia daí! Este é um resumo do meu artigo que você precisa ler!

 

Sobre o autor

Olá, seja bem-vindo. Eu sou Alexandre Barone arquiteto e urbanista. E você está no meu Blog. Para você que é arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações esse é o lugar onde eu e você juntos podemos mais! Onde você encontra tudo sobre Projeto de arquitetura sua concepção, execução e gestão conduzida pela metodologia BIM.


Aqui compartilho também com você meu trabalho com a metodologia BIM, e onde busco promover parcerias para o meu Projeto de arquitetura BIM, tudo em conformidade com a Estratégia BIM BR do governo federal.


Eu sempre tive interesse em ajudar, o máximo possível, as pessoas a resolverem seus problemas com o BIM e por isso compartilho minha experiência, por meio do meu trabalho com a metodologia BIM onde consolidei, tudo o que é necessário para você dominar da metodologia e com o Projeto BIM atender a sua realidade.

 

BIM e seus desafios no Brasil

A mudança para o BIM exige uma mudança da cultura organizacional, da sua empresa de arquitetura e engenharia, da forma tradicional com que se projeta e se constrói no Brasil. Isso requer atenção e preparo, pois mudanças sempre encontram dificuldades de aplicação no seu início, exigindo investimentos em pessoal e infraestrutura. As boas práticas sobre o processo de Projeto BIM têm como premissa o conceito de modelo da construção virtual que pressupõe uma nova forma de pensar e de investir no empreendimento, desde a sua concepção até a execução, uso e posterior demolição ou reuso.


Ainda há no Brasil grande desconhecimento sobre os conceitos da metodologia BIM e suas aplicações práticas. E buscando ampliar o acesso a você, desse novo conteúdo, estou aqui para divulgar o meu trabalho com a metodologia BIM, mas, principalmente, propor uma parceria a você projetista no meu Projeto de arquitetura BIM.


Estamos vivendo neste início do século XXI uma nova realidade na construção civil a metodologia BIM, que é resultado do momento histórico em que a tecnologia da informação se tornou o cerne e o caminho natural para aumentar a competitividade dos setores industriais. O BIM é um processo de projeto digital inovador e pode causar um efeito sobre nós arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações que costumo chamar de Efeito ICEBERG.


A metodologia BIM traz agilidade na tomada de decisões sobre o planejamento e a construção de um empreendimento com comunicação de dados precisa conectada e em tempo real. Na proposta metodológica do BIM não há espaço para bolhas de informações isoladas, mas a colaboração efetiva de todos nós, projetistas desde o início do Projeto BIM do empreendimento. O que pode se tornar um dos maiores desafios para nós projetistas. Ainda assim, isso garante que o tempo até então desperdiçado no processo de projeto tradicional passa a ser digerido com mais agilidade reduzindo retrabalhos.

 

Conclusão

Neste artigo que você que precisa ler, apresento a visão geral, dos principais conceitos e as boas práticas sobre o processo de Projeto BIM para que os projetistas trabalhem sobre os mesmos conceitos sobre o processo de Projeto BIM, no Consórcio B|3, meu modelo de negócio. Destaque para, o Plano de Execução do meu Projeto BIM, o caminho como você arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações deverá conduzir seu negócio com a metodologia BIM e como as suas três dimensões tecnologia, pessoas e processos fundamentam o método BIM3nacional a minha consultoria de implementação BIM.


bottom of page