
logomarca arquiteto Alexandre Barone.
Boas práticas para sua transição ao BIM

Prefere ouvir o conteúdo?
Hoje, vamos apresentar uma visão geral, dos principais conceitos BIM, das boas práticas sobre o processo de Projeto de arquitetura BIM. Nosso foco será apresentar as suas contribuições para o BIM3nacional, minha consultoria de implementação do BIM, para que arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações trabalhem sobre os mesmos conceitos e possam estabelecer relacionamentos claros, evitando-se conflitos de interpretação sobre o processo de Projeto de arquitetura BIM, no Consórcio B|3, meu modelo de negócio BIM. A mudança para o BIM exige uma mudança da cultura organizacional, da sua empresa de arquitetura e engenharia, da forma tradicional com que se projeta e se constrói no Brasil. Isso requer atenção e preparo, pois mudanças sempre encontram dificuldades de aplicação no seu início, exigindo investimentos em pessoal e infraestrutura. As boas práticas sobre o processo de Projeto de arquitetura BIM têm como premissa o conceito de modelo da construção virtual que pressupõe uma nova forma de pensar e de investir no empreendimento, desde a sua concepção até a execução, uso e posterior demolição ou reuso.
Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados.
Introdução
Ainda há no Brasil grande desconhecimento sobre os conceitos da metodologia BIM e suas aplicações práticas. E buscando ampliar o acesso a você, desse novo conteúdo, estou aqui para divulgar o meu trabalho com a metodologia BIM, mas, principalmente, propor uma parceria a você projetista no meu Projeto de arquitetura BIM.
Estamos vivendo neste início do século XXI uma nova realidade na construção civil a metodologia BIM, que é resultado do momento histórico em que a tecnologia da informação se tornou o cerne e o caminho natural para aumentar a competitividade dos setores industriais. O BIM é um processo de projeto digital inovador e pode causar um efeito sobre nós arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações que costumo chamar de Efeito ICEBERG.
A metodologia BIM traz agilidade na tomada de decisões sobre o planejamento e a construção de um empreendimento com comunicação de dados precisa conectada e em tempo real. Na proposta metodológica do BIM não há espaço para bolhas de informações isoladas, mas a colaboração efetiva de todos nós, projetistas desde o início do Projeto de arquitetura BIM do empreendimento. O que pode se tornar um dos maiores desafios para nós projetistas. Ainda assim, isso garante que o tempo até então desperdiçado no processo de projeto tradicional passa a ser digerido com mais agilidade reduzindo retrabalhos.
BIM não é apenas um modelo 3D
O primeiro passo para uma bem-sucedida transição entre o processo tradicional e o Projeto de arquitetura BIM é a compreensão do conceito por de trás do modelo virtual da construção. Se trata da integração multidisciplinar de dados, sua organização e os processos envolvidos para o seu desenvolvimento através da tecnologia digital da informação.
O modelo virtual da construção é desenvolvido agregando-se todas as informações pertinentes em cada fase da edificação, satisfazendo todos os usos e todos os projetistas. O produto disso, é um banco de dados composto pelo modelo tridimensional completo, com todas as propriedades definidoras de seus componentes, seus materiais e suas características específicas, os códigos dos serviços associados às suas execuções, seu ciclo de manutenção, os parâmetros para levantamento de quantidades, custos, análises energéticas, acústicas, luminotécnicas, financeiras, estruturais e a conformidade com legislações e normas.
A utilização do modelo virtual da construção é capaz de criar um ambiente que simula toda a sua complexidade e também deve considerar o mundo real onde a obra será inserida, relacionando aos dados do seu entorno, de construções adjacentes e condições do terreno, obtidas pela equipe de topografia, por exemplo, o que permite que o Projeto de arquitetura BIM possa ser concebido de forma coordenada desde o início.
A mudança cultural para além da informática
O processo de Projeto de arquitetura BIM tem sido classificado como uma inovação disruptiva, pois altera as soluções técnicas profundamente, levando a novas soluções e abordagens do mercado, o que o transforma em uma inovação radical. Ao falar sobre BIM, é comum a discussão a respeito de software e computadores, mas quando se fala em mudança de cultura, isto inclui pessoas e processos e a maneira como sua empresa de arquitetura e engenharia resolve os problemas e desenvolve seu produto. Assim, o que fundamenta o método BIM3nacional a minha consultoria de implementação BIM, é que a implementação da metodologia BIM se baseia na visão holística do modelo virtual da construção por três dimensões fundamentais: tecnologia; pessoas e processos.
1. A dimensão da tecnologia envolve a infraestrutura necessária para a operação, os programas e equipamentos ou computadores, a conexão com a internet e a rede interna, a segurança e o armazenamento de arquivos e a sua capacitação proposta pelo meu método BIM3nacional que promove o adequado aculturamento de sua equipe, para o Projeto de arquitetura BIM.
O ponto de partida, da sua empresa de arquitetura e engenharia deverá ser planejar uma transição envolvendo o método BIM3nacional a minha consultoria de implementação BIM, para estruturar as ações conectadas, segundo um nível de maturidade suficiente para um Projeto de arquitetura BIM acontecer, sempre adequado para a sua equipe, suas funções e sua participação no processo, conforme a realidade do seu negócio.
2. O foco da dimensão pessoas é fundamental na estratégia de implementação. Os projetistas devem, preferencialmente, ter a experiência no processo multidisciplinar tradicional, ou seja, capacidade de trabalhar bem, tanto com a equipe interna quanto com equipes externas, como também serem flexíveis a mudanças e se manter atualizados na tecnologia, que tem avanços contínuos, o que a experiência de colaboração proporcionada, pelo Consórcio B|3, oferece como oportunidade de construção de relacionamentos e soluções consistentes para o futuro dos nossos negócios. Esta dimensão, também presente no Meu trabalho com a metodologia BIM é, nele o aspecto, que são definidos processos e metas específicas de acordo com as novas atribuições exigidas pela gestão BIM para os projetistas, participarem da colaboração interdisciplinar e da coordenação dos modelos autorais do Projeto de arquitetura BIM.
O processo de Projeto de arquitetura BIM diferencia-se do desenvolvimento de Projetos em CAD por diversos fatores, sendo o mais importante o fato de que as atividades de coordenação e compatibilização ocorrem antes da apresentação dos documentos de cada disciplina. A documentação é emitida apenas depois da eliminação dos conflitos. Um aspecto importantíssimo é que a documentação deve ser gerada a partir do modelo, para que seja preservada a coerência entre ambos.
3. A dimensão processo abrange não apenas os novos processos internos, a serem adotados pela empresa de arquitetura, como também os processos da equipe multidisciplinar complementar do Projeto de arquitetura BIM. Assim, a dimensão do processo envolve a elaboração e definição do Plano de Execução do Projeto de arquitetura BIM, pelos participantes do Consórcio B|3, meu modelo de negócio BIM que ofereço, para adequar a sua empresa de arquitetura e engenharia a uma nova forma de dialogar com o contratante.
O Plano de Execução BIM
O Plano de Execução do Projeto de arquitetura BIM define como ele será executado, monitorado e organizado em relação a metodologia e garante a todos os envolvidos que estejam cientes das suas oportunidades e responsabilidades. Define o cronograma, a especificação dos entregáveis, o método de comunicação, a definição de funções, o sistema de concentração de dados, arquivos e informações, o nível de detalhe em cada fase e a especificação de uso, do modelo da construção.
Para alcançar as metas definidas, no Plano de Execução do Projeto de arquitetura BIM é necessário a implementação de novos processos, otimizando suas etapas em cada empresa de arquitetura e engenharia envolvida. Ou seja, é uma reestruturação estratégica da empresa e não apenas a contratação de novos profissionais sem que seja alterada a maneira de trabalhar, como previsto no meu método BIM3nacional, a Estrutura Organizacional, a primeira ação da visão holística para sua capacitação e qualificação a parceiro no meu Projeto de arquitetura BIM.
Conclusão
Nessa visão geral, dos principais conceitos BIM, das boas práticas sobre o processo de Projeto de arquitetura BIM para que os projetistas trabalhem sobre os mesmos conceitos sobre o processo de Projeto de arquitetura BIM, no Consórcio B|3, meu modelo de negócio BIM, eu trouxe a luz, o Plano de Execução do meu Projeto de arquitetura BIM, o caminho como você arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações deverá conduzir seu negócio com a metodologia BIM e como as suas três dimensões tecnologia, pessoas e processos fundamentam o método BIM3nacional a minha consultoria de implementação BIM.