top of page
siga o Consórcio B|3 nas redes sociais
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Carta de Intenções

A fim de alcançarmos uma execução de projeto de sucesso, apresentamos nesta carta de intenção as melhores práticas do Projeto Integrado para lidar com o problema da prática híbrida. Alinhar as expectativas da nossa parceria é crucial para o êxito deste empreendimento.

 

O processo de projeto tradicional tem uma questão crítica: o custo de realizar mudanças sobe (2) à medida que o projeto evolui, e a equipe tem cada vez menos capacidade de afetar esse custo (1). A falta de gestão de projetos é uma das razões, mas mesmo com métodos de gestão aplicados, a produtividade ainda sofre, aumentando os custos e comprometendo a competitividade (3). Para resolver esses desafios, é fundamental conhecer e aplicar a metodologia BIM (4), que tem inúmeros benefícios e pode melhorar significativamente o processo de projeto.

Grafico Projeto e Custos-R02.png
x-legenda.png

Gráfico de Patrick MacLeamy. AIA/HOK

O modelo de negócio Consórcio B|3 para parcerias no Projeto Integrado prioriza a metodologia BIM, que acelera o processo de decisão em relação aos detalhes e métodos construtivos de um projeto. Mas, sua aplicação pode ser desafiante por causa da estruturação das empresas de arquitetura e engenharia no Brasil.

A Parceria para o Projeto Integrado, do modelo de negócio Consórcio B|3, é a solução para viabilizar o fluxo de trabalho sugerido pelo BIM. Os projetistas são o elo central de todo o processo produtivo e, por isso, têm a responsabilidade inerente de adquirir o conhecimento sistêmico da metodologia BIM. O Consórcio B|3 considera essa responsabilidade como um diferencial competitivo e reconhecemos seu valor adicional ao Projeto Integrado, pois refletirá em benefícios para todos os participantes do processo produtivo.

_edited.jpg

Segue, nesta carta de intenções, os princípios contextualizados como práticas recomendadas para sua empresa de engenharia civil, com o objetivo de atender a um nível de maturidade BIM suficiente para que as exigências do Projeto Integrado sejam cumpridas.

Implicações nos
modelos de contrato 
 
Plano de Execução do
Projeto Integrado
Capacidade de simular o modelo virtual da construção
Participação nas etapas iniciais e decisórias

Conclusão

Nesta Carta de Intenções, apresentei minha posição em defesa da prática do fluxo de trabalho proposto pela metodologia BIM, diante da problemática da prática híbrida no processo de projeto. Procurei persuadi-lo com os argumentos propostos pelo modelo de negócio Consórcio B|3 para parcerias no Projeto Integrado como forma de, de fato, alcançar os benefícios que a metodologia diz gerar, entre eles: otimização do orçamento; alinhamento entre áreas; redução de erros e riscos; cumprimento de prazos; maior confiabilidade nos projetos e controle preciso das obras; maior produtividade e economia de recursos. Estes benefícios resultam do monitoramento desde o início do projeto, oferecido por esta prática de fluxo de trabalho.

Para assegurar o sucesso do projeto BIM, o Consórcio B|3 se baseia em quatro pilares estruturantes: Implicações nos modelos contratuais; o Plano de Execução do Projeto Integrado; a Capacidade de simular o modelo virtual da obra e a Participação de arquitetos e engenheiros nas etapas iniciais e de tomada de decisão do projeto. A adoção desses princípios ajudará a alcançar resultados mais eficientes e de alta qualidade no projeto

Se você se identifica com as intenções apresentadas ou compartilha destes princípios para implementar seu negócio usando a metodologia BIM, eu me encontro disponível para avançar para o desenvolvimento do Projeto Integrado com você.

Entre em contato para

agendar uma reunião

WhatsApp_Logo_1-R01.png
bottom of page